segunda-feira, 12 de março de 2018

ESPAÇO E ARTE

Bom Dia Babys , escrevi um artigo sobre a exposição do artista plástico Clóvis Masson que  vale ressaltar, irá até o dia 30 desse mês de Julho. E para minha surpresa, foi em um espaço incrivelmente planejado para apresentar ARTE. Vou falar pra vocês um pouco sobre o espaço EDUCAMAIS ...em Jacareí. 


 

O espaço conta com uma arquitetura incrível , a começar pelo ótimo acesso , conta com um estacionamento bem pertinente , uma fachada ampla e sinuosa , apesar de eu  não ser um fá da arquitetura com curvas me lembrando muito o trabalho do renomado Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho , eu o acho um arquiteto incrível, obras monumentais e internacionalmente reconhecidas, no entanto nunca gostei das curvas, os caixotes em concreto sempre me atraíam mais os olhares. O espaço carinhosamente pensado, pode abrigar uma diversidade de arte muito grande por conter diversas salas de multiuso , um amplo teatro, espaço para mostras de arte e uma área externa para entretenimento infanto-juvenil . 

Ao entrar pelos fundos eu me deparei com um espaço novo e que  espero ser conservado, estacionamento limpo , salas que  creio serem usadas para aulas , rampas para Skate , parque para crianças. Como uma vitrine IMENSA com um para sol formando  ondas a amplitude do prédio me fez abrir um sorriso, fiquei feliz por ver um local como esse próximo a mim . Entrei e de prontidão pude tirar dúvidas com uma moça , logo me deparei  com uma obra de arte do artista que eu  estava lá para prestigiar em parceiria com outros , subi então uma bela escada com degraus de madeira e a estrutura em concreto e cheguei ao  Hall das artes , um espaço aberto e um pé direito FOR-MI-DÁ-VEL . 

O Espaço se chama " Espaço TOMIE OHTAKE " - vou destilar para vocês aqui um pouco  sobre essa dedicatória que  pode ser encontrado lá no local . 

-  Tomie Ohtake - a " DAMA  DAS ARTES PLÁSTICAS BRASILEIRA " Kioto , Japão - 21/11/1913 ** São Paulo - 12/2/2015
" Eu  nunca pintei com o  emocional. Sempre pintei mais friamente. É sempre colocando camada, camada, camada. Colocando muitas cores, camada, camada, até chegar onde eu  quero. O gesto era bem  mais  calmo, caía sempre sobre a tela e seguia uma direção que era mais mental." 

Adolescente, no Japão, Tomie Nakakubo disse ao pai que  gostaria de ser artista. Em resposta, recebeu  um severo 'não'. Ela estava sendo  educada para casar e ter filhos. E assim foi. Anos mais tarde, já morando no Brasil, Tomie casou-se com o engenheiro agrônomo Ushio Ohtake e teve dois filhos, Ruy e Ricardo. Mas a vontade de ser artista reapareceu ao visitar a exposição do pintor japonês Keisuke Sugano, em São Paulo, em 1952. Tomie era uma pacata dona de casa de 39 anos quando decidiu seguir o conselho de Sugano e transformar a pequena sala de visitas de sua casa num ateliê. 
Começou retratando o bairro do Mooca, onde morava. Três anos depois, trocou a arte figurativa pela abstrata, " Queria pintar o que vinha do coração e não apenas o que via" . Premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960, a artista participou pela primeira vez da Bienal Internacional de São Paulo, em 1961. 
Tomie também fez carreira internacional. expondo em vários países. Em 1972, suas litografias foram exibidas na Bienal de Veneza, ao lado de nomes consagrados internacionalmente, como Robert Rauschenberg.
Em 1984, fez suas primeiras obras de integração arquitetônica. 
Em 1988, criou  uma escultura pública comemorativa dos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo, e foi condecorada com a Ordem do Rio Branco.
Sempre à procura de novos meios de criação, Tomie, no final de 1999, inaugurou uma série de gravuras de metal recortadas e montadas em vidro, numa técnica inédita. Sua pintura, em vez de brindar a forma. privilegia a cor. "E a escultura é uma espécie de desenho no ar", dizia. 

Gente, temos um espaço incrível, com coisas a se ver, fazer, aprender ou simplesmente apreciar. É curioso o como eu ouço dizer que  não há o que fazer na região, então quando tiver, aproveite. Há um café e uma livraria lá, tem escadarias para apreciar , parar, ler ...tem gramados, tem bancos , tem area pra ficar andando e observando ...

Uma chance para agregar cultura e entreter o seu  dia . Visite o espaço EducaMais Jacareí . é incrível !!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário