segunda-feira, 12 de março de 2018

ARTE - GREGÓRIO ITALIANO VENEZIANI

O que você entende por arte ? Um quadro no museu de Paris ? Ou você tem olhos para valorizar tudo o que temos mais perto ? Valorize, acima de tudo, quem está atuando no hoje.

É com essa pequena introdução que venho trazer aqui Gregório Italiano Veneziani , um artista. Comecei essa entrevista sem avisar a ele que era uma entrevista, por que nem tudo tem que ser elaborado em demasia, a vida é curta e eu precisava apresentar a vocês . É BÁRBARO !

LDT : Ha quanto tempo você ilustra ? 
GIV : Eu ilustro a vida toda já , mas profissionalmente comecei em 2008.

LDT : Você fez faculdade? 
GIV : Eu fiz design gráfico e um curso extra de desenho de anatomia . 

LDT : Sempre gostou de desenhar ?
GIV : Sempre gostei...tenho caderninhos de desenhos desde os 5 anos, sei lá

LDT : O que vc sente enquanto está ilustrando ?
GIV : Ah eu gosto...me divirto e me relaxa, especialmente colorir 

LDT : Você recebeu incentivos quando era novo pra continuar com seu dom ?
GIV : Sim sim, meu pai e minha mãe me colocaram em aula de artes etc, sempre teve um estímulo, só a faculdade que eles preferiam que eu não fizesse arte, e eu nem queria também fui pra design

LDT : Você atuou nessa área do design de forma satisfatória (realização pessoal e financeira) ?
GIV : Eu atuei sim, principalmente para uma empresa de Floripa e em laboratórios na faculdade como bolsista, em ambos os casos sempre eram projetos de ensino a distância. Realização pessoal ? Médio...não existia liberdade criativa...não houve muita abertura para tentar coisas novas e diferentes. Financeira? Definitivamente não...trabalho de ilustrador sempre foi muito desvalorizado...e ainda é...todo mundo quer ilustrações lindas e maravilhosas mas ninguém quer gastar...(risos)

LDT : Arrepende-se de não ter seguido outra área ?
GIV : Ah não me arrependo né... aprendi muita coisa legal que adoraria por em pratica em projetos e ilustrações todos os dias...mas né?!...mercado não tá me ajudando (risos)

LDT : Me fala um pouco do seu processo , quanto tempo você chega a trabalhar em cima de uma arte ?
GIV : Ahhh processo criativo....não sei...depende muito do que eu estou fazendo....quando trabalhava em empresas tinha tempo limitado pra "criar" e não tinha muita liberdade, então é mais foco em produção. Não me lembro de ter feito um projeto pago que explorasse minha criatividade, mas quando estou trabalhando em projetos meus não conto muito tempo, só tento não me estender muito por que tenho a tendência a mudar de ideia e partir pra outras cosias (risos) ...tipo agora com as cartas Clow e, eu com vontade de rabiscar alguns cavaleiros do zodíaco (risos), mas no caso das cartas por exemplo eu resolvi que ia acrescentar elementos da cultura da Irlanda por que vivo aqui, então me levou mais tempo pra buscar referências e ter ideias boas de alterações pra fazer nas cartas, mesmo assim sempre tentando não descaracterizar muito. Sempre gosto de colocar algo meu nas coisas que faço (risos)....e as cartas...várias delas tem mais de um rascunho antes de eu ir para a pintura. 

LDT : O que vc teria para falar para outras pessoas que sonham em seguir uma carreira de ilustrador ? 
GIV : Pergunta difícil...nem eu sei se quero seguir mais (risos) é frustrante...só que ao mesmo tempo não tem nada melhor do que ver criado uma coisa que estava na sua imaginação. Eu sou muito autocrítico mas gosto das coisas que faço. Um recado seria - se quer, dedique-se muito e respira fundo, por que é uma jornada exaustiva...e uma pitada de sorte não faria mal também (risos)

LDT : O que você diria para os seus clientes/admiradores/apreciadores de ilustração ...fala um pouco do que as pessoas acham ser simplesmente pegar um lápis e sair normalmente riscando, sobre valorização .
GIV : Eu diria: Gente...não é simples assim...não é sair rabiscando...é muita referência e constantemente tentando ver/assistir mais coisas pra aumentar a diversidade do nosso repertório pra conseguir gerar sempre trabalhos mais legais...ser original é muito difícil...ser diferente é muito difícil......não é da noite pro dia que alguém se torna um super gênio na ilustração..tem muito suor por detrás. Eu sei que eu ainda tenho que melhorar sempre pra alcançar o padrão de exigência e qualidade que eu tenho comigo mesmo, mas um pouco de apoio, suporte e incentivo também cai bem viu?! (risos)

LDT : Diga um elogio e uma injeção de ânimo para você mesmo como profissional : Do Gregório para o Gregório 
GIV : Essa vou ter que pensar mais, seria mais fácil me criticar (risos) 
LDT : Eu sei ...por isso mesmo o contrário (risos) 
GIV : Eu diria: Viadooo! Tu é foda, parabéns pela persistência e dedicação nos teus trabalhos! Bora fazendo que tu tem muita coisa boa pra fazer ainda! Seja menos exigente e aprecie mais seus próprios trabalhos, de a eles a visibilidade que eles merecem...você tem uma visão bem peculiar das coisas e ideias muito legais pra por em pratica, só tens que se expor mais . Injeção de ânimo seria...: Desenhe por você mesmo..as suas ideias..e foda-se o mundo! Faça oque gosta e persiga a satisfação de sempre colocar no papel um twist diferente..Aceite mais suas limitações mas sempre almeje melhorar. Você sabe nada eh mais satisfatório do que uma ideia transposta com sucesso para o papel. Let it go e bora fazendo que o resto se resolve no caminho. (risos)

Bom Greg...tenho uma surpresinha pra você quando ler, pedi que  seus pais e sua irmã falassem um pouquinho sobre seu lado artista e aqui vai : 

- PAI : Não posso deixar de dizer que me orgulho do Grê gostar de desenhar pois eu sempre gostei também e acredito que o tenha influenciado porque ele sempre me via desenhando e queria desenhar também. Quando ele ainda era pequeno, como toda criança, adorava assistir desenhos na TV e nessa época passava muitos desenhos japoneses (mangá) e isso influenciou o desenho dele, que tem muitos traços desse estilo. Logo que pôde ele já começou a fazer cursos de desenhos e quando chegou a hora de escolher uma profissão, não tinha como fugir disso, escolheu uma que pudesse usar sua criatividade e seu talento que crescia a cada dia e sempre apoiamos sua decisão. Hoje ele luta pela sua profissão, e para ser feliz trabalhando no que gosta. São poucas pessoas que conseguem isso. Mas com seu talento, o conhecimento adquirido, sua busca pela perfeição, ele consegue desenvolver um trabalho de ótima qualidade, crescendo como pessoa e como profissional. Rodolfo Queiroz Veneziani

- MÃE : Como mãe a opinião é sempre duvidosa, pois para a mãe o trabalho do filho sempre é o melhor mesmo não entendendo nada da técnica. O que falar! Desde muito pequeno o Grê já desenhava, as vezes desenhos confusos, mas em todas as folhas do caderno tinha uma "figurinha". Ele cresceu com o desejo de desenhar, desenhar e desenhar, sempre focado e isso ficou muito claro na escolha do curso para ingressar na faculdade. O tempo passa e o que percebo é que junto com o amadurecimento pessoal ele demonstra a evolução nos desenhos faz e em cada novo trabalho. Cada postagem uma novidade que só nos enche de orgulho e a certeza que ele vai chegar onde deseja. Ana Ap. Italiano Veneziani

- IRMÃ : Não posso falar a respeito do lado profissional do Gregório sem considerar o pessoal! O gre é meu irmão mais velho e somos amigos acima de tudo. Sempre admirei a criatividade e a imaginação dele em tudo que faz, o que antes podíamos ver nas brincadeiras, nas construções de lego e nos desenhos, hoje fica evidente na arte que ele cria e nas ilustrações que ele faz profissionalmente. E sempre tenho a certeza que vou gostar de todos seus trabalhos! Pode ser uma estampa de blusa ou de bolsa que ele crie, pode ser uma ilustração de livro ou um desenho de aquarela que ele faça nas horas vagas, não importa o que seja, eu sei que vou gostar e que vou querer um pra mim! Além de super dedicado ao que faz ele é extremamente detalhista! E claro que eu sou uma irmã coruja e super orgulhosa dos trabalhos que ele faz! Carolina Italiano Veneziani

Para ficar a par de suas criações siga o Greg nas redes sociais, através desses meios você pode adquirir suas obras e conhecer mais ! Basta clicar ! 

FACEBOOK 


 Desenhos do Artista - Fotografia por Gregório Italiano Veneziani


XL
 GREGÓRIO ITALIANO VENEZIANI . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário