segunda-feira, 12 de março de 2018

FIKA - Cafés Especiais

BOA TARDE !!! 
Bora falar um pouco do final de semana né ...já que estou sem meu celular e estou meio a parte do mundo , ta um pouco conturbado de mostrar tudo que ando fazendo . 

Finalmente pude ir visitar este café aqui em São José dos Campos que fica na Avenida 9 de Julho ! Fika cafés especiais é um lugar MARAVILHOSO ! 
Final de semana super tranquilo , pretensão apenas de ficar em casa tranquilamente e curtir o show da Lia Clark no sábado , eis  que  recebo a mensagem de uma amiga dizendo que estava vindo da capital para cá . Primeira coisa que  já penso "LUGAR PARA NOS ISOLAR" eis que penso também ..."PRECISAMOS DE UM CAFÉ" ...por que amores , honestamente , café e a solução para o mal do mundo praticamente , tirando quem tem úlcera né ...

Fui ao FIKA uma vez com meu amigo Manu , infelizmente a fila de espera do lado de fora e a minha impaciência foram um convite para que eu deixasse para outro dia ...
Porém , finalmente esse final de semana juntei a situação com o que eu queria que  era estar com minha amiga e visitar este café . 

O lugar fica em uma avenida um tanto movimentada , infelizmente a prefeitura fez uma bela cagada em colocar uma ciclovia passando em frente a TODOS os comércios da avenida , o que dificulta estacionar e na minha opinião apresenta um certo risco para os ciclistas no vem e vai de carros que precisam chegar até o comércio ...voltando ao café né ...quase não desvio o assunto rsrs
FIKA - conceito em uma palavra sueca que traz o conceito em tirar um tempo pra tomar um café sem pressa aproveitando o tempo , a sua própria cia , sair da correria do mundo . Um momento para relaxar . 
Partindo deste princípio , pare , pare e simplesmente vá sem pressa , aprenda o  que  é curtir  a própria cia ou da pessoa que  estiver com você , FIKA não é FastFood , não é delivery , não sobre encher o bucho ...FIKA traz um conceito , vem para educar quem entra e condicionar o cliente a se desconectar da correria cotidiana . 
Algo pouquíssimo praticado por nós ultimamente em geral  no Brasil . Eu cheguei  as 19:30 e fui embora as 22:00 ...mas somente por que tinha outro compromisso e também por que o café só vai até as 22:00 mesmo, porém se fosse 24h eu já conseguiria me ver virando a noite lá com um bom livro a mão e muita cafeína .

O LOCAL : Possui 4 vagas para estacionar , diversas ruas ao redor para quem não tiver problemas em andar 5min. a pé . 
AVENIDA 9 DE JULHO - 70
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 

Estrutura , Arquitetura e Decor : Ambiente de tamanho pequeno , com capacidade para 60 pessoas , sendo algumas mesas espalhadas no interior do café , alguns com uma area aberta e duas pequenas mesas ao lado de fora que pode ser para fumantes . O local é bem claro , aberto , com mobiliário em madeira rústica , o que torna o  ambiente muito aconchegante , diversas formas e tamanhos de mesas , cadeiras , sofás e bancos. pelo local uma decoração bem diversificada , valorizando o trabalho manual e criativo .

Os funcionários me atenderam muito bem ,não é como em outros cafés que você faz o pedido ao garçom, os pedidos são feitos direto no balcão para os baristas e depois  eles trazem até sua mesa. O serviço e tudo mais é feito sem pressa ...sem pressa mesmo ! Então não adianta reclamar da lentidão em momento algum , principalmente se o local estiver lotado , pode se preparar pra esperar até 50min para chegar sua comidinha que estará sendo preparada na hora ! 

Pegue um menu , que  estará como uma pasta suspensa transparante em um aramado perto no balcão . LEIA ! Leia atentamente desde a primeira palavra , aproveite e avalie o cardápio ,as palavras , o modo como é escrito , leia e absorva as informações nele apresentadas !  eu adorei ler e conhecer um pouco  mais  sobre cafés !

Eu  sempre digo que para você gostar de um bom lugar para tomar qualquer café, você tem que  provar o Expresso e o Cappuccino , é certeiro ! Se estes forem de seu agrado , o resto também será ! O Expresso eu prefiro um pouco mais forte ...pedi um Expresso Doppio ...mas ok , fiquei um tanto ressabiado já por não me agradar  em 100% , mas  ai estava com aquela fominha né, fui até o balcão e pedi um Muffin  do  dia (salgado) , uma panqueca americana (discos de panquecas que vem acompanhadas de manteiga e Mel , que segundo eles é mel de verdade mesmo) e um Cappuccino (que segundo eles é o modo tradicional italiano). Então  vamos por ordem :

Expresso Doppio : Eu  particularmente  não achei um desastre , mas achei  fraco, não sei  como é o correto , nem tampouco sou especialista ou um crítico de cafés , porém eu  gosto de um expresso bem forte e encorpado, este estava em  ótima temperatura , com uma boa espuma em cima, porém um tanto  ralo e um tiquinho fraco para o meu paladar . Nota 65/100

Muffin do Dia (Salgado) : Estava simplesmente dos  deuses , bom pra caralho mesmo , com muitas ervas e queijo maravilhoso ! Estava muito bem temperado sem estar salgado ! Com aquela casquinha de queijo por cima , super recomendo !!!!! Nota 90/100

Cappuccino Tradicional : Eu  já  tomei muitos  cappuccinos por onde viajei (Itália, Grécia , Croácia , Espanha , Brasil , Argentina , Uruguai , Londres ...etc...) o primeiro Cappuccino italiano que  tomei  foi em Veneza , não tem  nada haver com aquela porcaria adocicada que  vende  em pó por aqui no mercado e cheio de gordura por cima ...O Cappuccino Italiano é simples, prático e na temperatura certa , o  leite  bem  vaporizado  conta muito ! e o  Cappuccino do FIKA estava MARA ! Obrigado ,  amei ! Devo sugerir uma coisa que  fazia  muito em um navio de cruzeiro quando trabalhei , coloquem a opção de um palito de KitKat para as pessoas irem mexendo  cappuccino , é tudo de bom (risos pela gordice) , e também um Cappuccino com dose de Baileys ! DIVINO ! Nota 90/100

Panquecas Americanas : O Mel realmente era gostoso , não era extremo açucarado e sim com aquele toque  um  pouco  azedinho e natural . A manteiga é boa ...ok . As panquecas estavam gostosas, algumas um tanto brancas demais em um dos lados , massa ok , temperatura ok . achei o tamanho um pouco desanimador honestamente, lá fora porções pequenas assim deixam de se chamar panquecas por serem pequenos discos e não em tamanho normal . Nota 75/100

Valor : Galerinha eu esqueci de anotar os valores , porém, não achei absurdamente caro, você paga pela paz de espirito ...pelas horas gastas  lá dentro , é proporcional a experiência de sair  do  estresse que o dia a dia  nos apresenta . 


Meu  conselho : VÁ ! Invista em  você mesmo , aproveite , Fika por horas lá , aproveite o  menu e os  cafés , são de qualidade , vale a pena sim!!!!!!

AMEI ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário